• CAEN - Pós-Graduação em Economia
  • CAEN - Pós-Graduação em Economia
  • CAEN - Pós-Graduação em Economia
  • CAEN - Pós-Graduação em Economia
  • CAEN - Pós-Graduação em Economia
  • CAEN - Pós-Graduação em Economia
Apresentação

O Mestrado Profissional em Economia do CAEN, MPE-CAEN, iniciou suas atividades em setembro de 2000 como uma resposta à demanda da sociedade por uma capacitação profissional de natureza diferenciada daquela do mestrado acadêmico tradicional. Sua proposta principal é apresentar a teoria econômica de modo direcionado ao mercado de trabalho e aplicada a várias áreas da economia e finanças. O MPE-CAEN foi o primeiro Mestrado Profissionalizante Stricto Sensu criado na Universidade Federal do Ceará e é, até o momento, o único Mestrado Profissional em Economia do Nordeste reconhecido e credenciado junto a CAPES.

A partir de seu viés profissionalizante o Mestrado Profissional em Economia - CAEN objetiva repassar ao aluno instrumental prático e analítico que lhe permita o estudo e solução dos mais diversos problemas econômicos e financeiros enfrentados pelo setor privado e público em um ambiente de economia global e competitiva.

Podendo ser cursado em tempo parcial, o Mestrado Profissional em Economia - CAEN apresenta-se como opção ideal para aqueles que, mesmo permanecendo em suas atividades profissionais, desejam aprofundar seus conhecimentos sobre Economia e Finanças, e obter uma titulação de "Mestre em Economia" reconhecida pelo MEC e CAPES

O sucesso do programa de Mestrado Profissional em Economia na área de concentração de economia de empresas gerou expectativas junto aos mais diversos segmentos da sociedade de que o CAEN viesse a oferecer um programa de mestrado profissionalizante em economia do setor público. Com a chegada e a integração de novos professores especialistas em avaliação de políticas e economia do setor público, o Curso de Pós-Graduação em Economia (CAEN) da Universidade Federal do Ceará oferecerá o programa de mestrado, categoria profissional, voltada à economia do Setor Público. Este programa surge como resposta à necessidade de qualificar gestores públicos para atuarem de forma dinâmica e eficaz, contribuindo para desenhar um Estado que seja capaz de dar respostas aos desafios gerados pela nova economia, aqual é caracterizadapelaintegração da economia brasileira ao comércio global e a crescente modernização tecnológica tanto do aparato produtivo privado quanto do sistema de administração público.

O curso apresentará uma abordagem teórica rigorosa, todavia, sem requerer o grau de formalização matemática presente nos cursos de mestrado acadêmico em economia. O curso apresentará as bases conceituais e técnicas estatísticas/econométricas fundamentais para se avaliar problemas concretos relacionados à esfera econômica de atuação do poder público.

O Mestrado Profissional em Economia do Setor Público (MESP) do CAEN é um programa com duração de no máximo dois anos desenhado para profissionais que objetivam obter uma formação sólida em métodos quantitativos, teoria econômica e fundamentos de funcionamento do setor público e que atuam ou que pretendem atuar em atividades ligadas à provisão, avaliação e regulação dos serviços públicos. O profissional/mestre em economia do setor público poderá atuar em agências governamentais, agências não-governamentais, organizações sem fins lucrativos e na iniciativa privada.

O programa oferecerá um rigoroso treinamento em i) métodos quantitativos, ii) manuseio de pacotes econométricos e estatísticos, iii) teoria econômica e iv) análise de políticas públicas, preparando os futuros profissionais para atuar em suas respectivas organizações de forma efetiva e a enfrentar a crescente complexidade das atividades ligadas aos serviços de natureza pública. O programa preparará o futuro profissional de tal forma que ele/ela possa identificar, avaliar e propor soluções para problemas ligados aos serviços públicos em nível federal, regional, estadual, municipal, ou setorial.  Espera-se também que o futuro mestre desenvolva interesse e habilidades para se engajar em pesquisas ligadas a políticas públicas.