Pós-Graduação em Economia – CAEN mantém nota 5 na Capes

Data de publicação: 20 de dezembro de 2017. Categoria: Notícias

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou hoje (20/12/2017) resultado final da Avaliação Quadrienal 2017. O Programa de Pós-Graduação em Economia – CAEN /UFC manteve seu conceito 5 (cinco).

O coordenador do CAEN, Prof. Ricardo Antônio de Castro Pereira, afirmou que, nos últimos anos, o programa ampliou consideravelmente o número de publicações científicas em periódicos nacionais e internacionais, além de ter aumentado a quantidade de mestres e doutores formados.

“Nosso crescimento é evidente, e é uma grande alegria ter esse reconhecimento. A expectativa é consolidar a nota 5 e sonhar com a possibilidade de chegarmos à nota 6 (excelência internacional). Esse resultado é importante porque aumenta a quantidade de centros de pesquisa de excelência na região Nordeste, atraindo cada vez mais alunos e pesquisadores”, avalia o Prof. Ricardo em entrevista dada à Coordenadoria de Comunicação Social da UFC.

A comissão avaliadora da Capes confirmou que “o programa apresenta muito boa distribuição e organização de disciplinas e linhas de pesquisa, coerentes com a área de concentração, bem como infraestrutura física adequada e núcleos de pesquisa atuantes. Há vínculos estreitos com outros centros de pós-graduação e de pesquisa do país, forte capacidade de inserção regional e avanços expressivos na internacionalização. Exemplos recentes nesse sentido são: (i) o desenvolvimento em conjunto com a EPGE/FGV-RJ e a EESP/FGV-SP, ambos cursos nota 7 na área, do INCT/CNPq – Educação, Desenvolvimento Econômico e Inserção Social; (ii) a realização da Pesquisa de Condições Socioeconômicas e Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (PCSVDFMulher), realizado em parceria com o Instituto Maria da Penha e com financiamento da Secretaria de Políticas das Mulheres (SPM) do Governo Federal e parceria do Instituto de Altos Estudos de Toulouse, França; (iii) as pesquisas do Laboratório de Análise Estatística e Criminal: Ciência e Gestão Unidas a Serviço da Segurança Pública do Ceará – LANECRI, com financiamento da Fundação Cearense de Pesquisa (FUNCAP). O corpo docente tem perfil qualitativo e quantitativo adequado, com e integração na graduação, realização de intercâmbios e seminários com professores visitantes oriundos de centros de excelência. A produção intelectual do CAEN apresentou claro viés de alta em termos de quantidade e de qualidade. Houve concentração em periódicos em estratos acima de B1, com ampliação na publicação em revistas A1 e A2, em linha com o perfil do grupo de programas nota 5 consolidados.”

A comissão da Capes apontou ainda que: “Com seu histórico de formação de recursos humanos e de pesquisa, o CAEN apresenta importante capacidade de nucleação, com seus egressos compondo o corpo docente de outros programas de pós-graduação e cursos de graduação, especialmente, mas não somente, na região Nordeste. Professores e ex-alunos do CAEN atuam e lideram instituições relevantes para o desenvolvimento econômico regional e nacional, tais como o Banco do Nordeste do Brasil, o Tesouro Nacional, a Receita Federal, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA, o Tribunal de Contas do Estado do Ceará, o Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE), dentre outros.”

Para conhecer os resultados dos Programas Acadêmicos por IES, acesse o link http://avaliacaoquadrienal.capes.gov.br/resultado-da-avaliacao-quadrienal-2017-2/6_Resultados%20finais_por%20IES_programas%20acad%C3%AAmicos.xlsx?ttredirects=0&d=1 .

Para ver o desempenho dos Programas Profissionais por IES acesse: http://avaliacaoquadrienal.capes.gov.br/resultado-da-avaliacao-quadrienal-2017-2/8_Resultados%20finais_por%20IES_programas%20profissionais.xlsx?attredirects=0&d=1

Fonte: Secretaria da Coordenação do CAEN – fone: 3366.7751