Prêmio Werner Baer

25 de junho de 2018

Encontram-se abertas até o dia 31 de julho próximo, as inscrições ao Concurso Cultural “Prêmio Werner Baer de Notável Serviço Público“.

Trata-se de certame com a finalidade de reconhecer e premiar o legado de pesquisadores cujo trabalho seja focado no desenvolvimento, no Brasil, da pesquisa e ensino da Ciência Econômica.

O Prêmio Werner Baer, patrocinado pela Fundação Lemann em parceria com a Universidade de Illinois, homenageia a trajetória e legado do renomado pesquisador. Durante toda a sua carreira Werner Baer recrutou um grande número de cientistas e gestores públicos que se debruçaram sobre a história, os desafios e o futuro do Brasil, com dezenas de brasileiros realizando doutorados em economia com seu apoio e orientação.

O  objetivo do concurso é reconhecer trabalhos exemplares e transformacionais, focados no desenvolvimento do Brasil, mais especificamente, nas áreas de economia da educação, financiamento da educação, ensino da ciência econômica e do papel da ciência na economia.

DO CONCURSO CULTURAL

O Prêmio será concedido exclusivamente na categoria “Notável Serviço Público” e englobará trabalhos de pesquisa e ensino da Ciência Econômica no Brasil, abrangendo áreas como economia da educação, financiamento da educação, ensino da ciência econômica no Brasil.

São elegíveis ao Prêmio pesquisadores com produção intelectual, desenvolvimento de pesquisa, trabalhos acadêmicos e práticas de ensino desenvolvidos no Brasil na área da Ciência Econômica.

A organização e gestão do Prêmio está sob o encargo da Presidência da Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação em Economia (ANPEC) que é regido pelo Regulamento publicado através do link: http://www.anpec.org.br/novosite/uploads/premio_werner_baer_v9-anpec.pdf

O HOMENAGEADO

O Professor Werner Baer foi um grande amigo e estudioso do Brasil, além de um grande idealizador e apoiador da criação e consolidação dos centros de pós-graduação em economia no país. Além de ter orientado e apoiado, nas últimas seis décadas, a formação de mais doutores em economia do que qualquer outro acadêmico no Brasil ou no exterior, inicialmente na University of Vanderbilt e posteriormente na University of Illinois Urbana-Champaign, onde encerrou sua carreira como o Jorge Paulo Lemann Professor of Economics. Seu livro “A Economia Brasileira: Desenvolvimento e Crescimento” é ainda um dos poucos maiores referenciais sobre os mais diversos aspectos do desenvolvimento econômico do Brasil, do período colonial até os dias de hoje.

Werner Baer visitou o Brasil pela primeira vez em 1962, como membro do Yale’s Economic Growth Center, e, a partir deste momento, passou a contribuir de forma decisiva para o estabelecimento de uma das maiores redes de pessoas interessadas na economia brasileira e a sua influência em debates sobre a experiência econômica brasileira tem ido muito além de seus trabalhos. Trabalhando juntamente com a Ford Foundation e a USAID (U.S. Agency for International Development), colaborou para a criação e consolidação dos principais centros de pós-graduação em economia – CAEN, USP, UnB, UFMG, UFRGS, UFPE, UFCE, UFPA, UFBA – e da Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação em Economia – ANPEC.

Fonte: Site da ANPEC – link http://www.anpec.org.br/novosite/br/premio-werner-baer-de-notavel-servico-publico

Termos: