Professor do CAEN/UFC é convidado para divulgar resultados de pesquisa na Europa

Data de publicação: 14 de maio de 2018. Categoria: Notícias

A convite da Vrije Universiteit Amsterdam (https://www.vu.nl/nl/index.aspx) Amsterdã, Holanda, e da Università Cattolica del Sacro Cuore (http://roma.unicatt.it/) Roma, Itália, o Prof. José Raimundo Carvalho (DEA/FEAAC, CAEN/UFC, Coordenador e Pesquisador Principal da PCSVDFMulher) estará em missão científica na Europa entre os dias 18 e 31 de maio para intercâmbio de conhecimentos e apresentação do seminário “The Potential of PCSVDFMulher to Support Empirical Interdisciplinary Research in Economics, Sociology, Criminology, Gender Issues and Public Health” (O Potencial da PCSVDF Mulher em Apoiar a Pesquisa Interdisciplinar Empírica em Economia, Sociologia, Criminologia, Questões de Gênero e Saúde Pública). A PCSVDFMulher (Pesquisa de Condições Socioeconômicas e Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher) é um esforço científico e uma parceria interinstitucional (UFC & Instituto Maria da Penha) para construir um conjunto de dados único que permita o estudo da violência doméstica, a alocação de recursos no domicílio, a saúde das mulheres e das crianças e o desenvolvimento infantil e as inter-relações entre eles através de uma abordagem interdisciplinar.
O Projeto iniciou em junho de 2015 com um orçamento da Secretaria Especial de Políticas para Mulheres/MJ e apoio do Instituto de Altos Estudos da Universidade de Toulouse, Toulouse/França e do Banco Mundial, Washington/ EUA.

Após a construção de uma base de dados longitudinais com mais de 10.000 mulheres das nove capitais nordestinas, a pesquisa alcança uma nova etapa onde será: (i) ampliado o escopo geográfico de regional para nacional; (ii) avaliada a seletividade do atrito da amostra; (iii) modelado o comportamento socioeconômico com maior precisão; (iv) avaliado o impacto da violência de gênero no desenvolvimento físico e cognitivo da criança. O fato de duas universidades europeias de reputação científica consolidada terem convidado um projeto da UFC para um Seminário Científico mostra não apenas o interesse no projeto, mas principalmente a evolução da qualidade da pesquisa realizada na nossa universidade, bem como corrobora os esforços locais e nacionais de apoio à inserção internacional da ciência brasileira, principalmente em temas de alto impacto social e econômico.

Fonte: Prof. José Raimundo Carvalho (CAEN/UFC) – tel: 3366.7751